Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->E L O H I M -- 29/05/2006 - 07:49 (JARIVAL DESCHAMPS OLIVEIRA E SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O TERMO ELOHIM

Elohim é um título que designa tanto o Eterno, como também os ídolos das nações. É importante saber que elohim não é nome próprio.

01 - ELOHIM DESIGNANDO OS ÍDOLOS:

- "Não terás outros ELOHIM ( deuses ) diante de mim"
(Êxodo 20:3).

- "O que sacrificar aos ELOHIM (deuses) e não só a YAHÚH será morto".
( Êxodo 22:20 )

- "E, em tudo que vos tenho dito, guardai-vos; e do nome de outros ELOHIM ( deuses ) nem vos lembreis, nem se ouça da vossa boca".
( Êxodo 23:13)

- "Não te inclinarás diante dos seus ELOHIM ( deuses ), nem os servirás, nem farás conforme as suas obras; antes, os destruirás totalmente e quebrarás de todo as suas estátuas"
( Êxodo 23:24 ).

- "Não farás concerto algum com eles ou com os seus ELOHIM ( deuses )".
( Êxodo 23:32 )

- "Não farás para ti ELOHIM ( deuses ) de fundição"
( Êxodo 34:17 ).

02 - ELOHIM DESIGNANDO O ETERNO YAHÚH:

- "No começo ELOHIM ( Deus ) criou os céus e a terra".
(Gênesis 1:1)

- "E ELOHIM ( Deus ) disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: YAHÚH, o ELOHIM ( Deus ) de vossos pais, o ELOHIM de Abraão, o ELOHIM de Isaque, e o ELOHIM de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração.
( Êxodo 3:15 )

- "Agora sei que YAHÚH é maior que todos os ELOHIM ( deuses ); porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou"
( Êxodo 18:11 ).

- "Não tomarás o nome de YAHÚH, teu ELOHIM, em vão, porque YAHÚH não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão"
( Deuteronômio 5:11 )

- A YAHÚH , teu ELOHIM, temerás, a ele servirás, e, pelo seu nome, jurarás.
( Deuteronômio 6:13 ).

- "Porque proclamarei o nome de YAHÚH. Engrandecei o nosso ELOHIM.
( Deuteronômio 32:3 )

- "Responderam-lhe: Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome de YAHÚH, teu ELOHIM; porquanto ouvimos a sua fama e tudo quanto fez no Egito".
( Josué 9:9 )

- "Então, invocai o nome de vosso elohim, e eu invocarei o nome de YAHÚH; e há de ser que o elohim que responder por fogo esse é que é Elohim. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra".
(1 Reis 18:24 )

- "Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome de YAHÚH, nosso Elohim".
( Salmos 20:7 )

- "Mas tu, YAHÚH ELOHIM, age por mim, por amor do teu nome; livra-me, porque é grande a tua misericórdia ".
( Salmos 109:21 )

- "Bem-aventurado é a nação cujo ELOHIM é YAHÚH"
( Salmos 144:15 ).

- "Bendito seja o NOME de YAHÚH , agora e para sempre".
( Salmos 113:2 )
___________

Comentários:

1 - ELOHIM:

1.1 - Etimologia: Forte, poder, poderoso.

Várias fontes atestam o termo Elohim:

- Bíblia Hebraica Stuttgartensia (BHS).

- Bíblia Poligrota (Sociedade Bíblica do Brasil)

- Salmos - Com tradução e transliteração (Editora Sêfer) 5


2 - ULHIM:

2.1 - Na Bíblia Hebraica não existe o termo "UL e ULHIM".

2.2 - Da mesma forma que Elohim é usado para o Eterno e para os ídolos,
se na Bíblia Hebraica ou no Páleo Hebraico existissem o termo ULHIM,
ele seria usado também tanto para o Eterno, e também para os ídolos.

3 - DEUS ( Grego THEOS )

DEUS - Este ídolo está ocupando o lugar do Elohim de Israel. Este título é o mais usado de todos, sem dúvida, contudo, poucos se preocupam com seu significado ou origem, sendo assim enganados e iludidos pelo ser espiritual maligno que se coloca como impostor para usufruir indevidamente daquilo que pertence somente ao verdadeiro Criador YAHUH ELOHIM.

O termo Deus é proveniente direta do ídolo "Zeus" da mitologia pagã grega. Os linguístas afirmam que é das evidências mais rudimentares a origem desta palavra em "Zeus", sendo "Zeus", "Théos" e "Deus", foneticamente, uma única palavra e um único nome de ser maligno. As três começam com consoantes de mesma forma fonética, são seguidas de ditongos idênticos e terminam pela mesma letra. Em termos espirituais, invocar "Deus" é o mesmo que invocar "Zeus".

O termo "DEUS" não é tradução e nem transliteração de ELOHIM, o termo "DEUS" está tomando, está usurpando o lugar de ELOHIM nas traduções da Bíblia.

Concluíndo:

Elohim, Ulhim e Deus, são títulos e não nomes próprios. Uso o termo Elohim porque é um termo que é usado pela Bíblia hebraica e por muitas fontes. Dentro deste contexto, o importante é que YAHÚH é o verdadeiro Elohim.
_____
Autor: Jarival

Visite: www.jarival.yah.nom.br

Recife, 03 de junho de 2006



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui